blog_banner_

O que é, para que serve e curiosidades do certificado NF-e.

A Nota Fiscal Eletrônica ou NF-e, é um documento eletrônico fiscal que tem por finalidade o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa e uma pessoa física ou outra empresa. A NF-e é a versão eletrônica do documento Nota Fiscal.

O governo implementou um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que venha substituir a sistemática atual de emissão do documento fiscal em papel, com validade jurídica, pela assinatura digital do remetente utilizando um certificado digital ICP-Brasil, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.

A NF-e tem validade fiscal e jurídica garantida pela assinatura do emitente realizada com o uso de um certificado digital no padrão ICP-Brasil. É o certificado, portanto, que garante à Nota Fiscal Eletrônica a certeza de integridade e autoria.

Benefícios do certificado para NF-e

·         Permite a emissão de notas fiscais de forma eletrônica com validade jurídica;

·         Redução de custos de impressão e armazenamento dos documentos fiscais;

·         Redução de custos de aquisição de papel;

·         Eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias;

·         Simplificação de obrigações acessórias, como dispensa de AIDF.

 

A quem se destina o certificado para NF-e?

O certificado NF-e Certisign é destinado a empresas que emitem notas fiscais eletrônicas.

 

Tipos de certificado NF-e:

O certificdo para NF-e é um certificado digital ICP-Brasil de Assinatura para Pessoa Física e podem ser dos seguites tipos: A1 e A3.

O tipo de certificado digital a ser escolhido depende do sistema/aplicação onde o mesmo será utilizado:

·          O certificado digital do tipo A1 é emitido diretamente no seu computador e ficará armazenado no seu navegador de internet.

O certificado digital do tipo A3 oferece maior segurança por ser emitido em uma mídia criptográfica: HSM, cartão inteligente ou token, estes últimos proporcionando maior mobilidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ seis = 11

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>