Banner Blog

3 DICAS SOBRE COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA GESTÃO DE CERTIFICADOS DIGITAIS PARA CLIENTES DE ADMINISTRADORAS E ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS

ADMINISTRADORAS DE CONDOMÍNIO

Em 2012, a Caixa Econômica Federal decretou ser necessário o uso do Certificado Digital para os condomínios.

A certificação digital é obrigatória e necessária para acessar o canal “Conectividade Social”, da Caixa Econômica Federal.

Sem esse acesso, o síndico não consegue enviar dados, importantíssimos, referentes aos seus funcionários e pode, inclusive, ser penalizado com multas pela Justiça do Trabalho, além do condomínio ficar suscetível a processos trabalhistas.

O Certificado Digital servirá para as Administradoras utilizarem o canal ‘ Conectividade Social’’, da Caixa Econômica Federal. É por ali que trafegam informações sobre FGTS, INSS, RAIS, entre outros.

Listamos abaixo 3 principais e importantes dúvidas:

1-Quem não tem funcionários precisa do Certificado Digital?

Mesmo que seu condomínio não possua funcionários, é necessário investir na Certificação Digital, pois é pelo Canal da Conectividade Social que trafegam dados e informações sobre Imposto de Renda, INSS, RAIS, recibos de pagamentos para autônomos (RPAs), entre outros.

2-Eu já tenho o certificado. Quando é necessário emitir um novo certificado?

É necessária a emissão de um novo certificado sempre que um novo síndico for eleito, expirar o vencimento do certificado e quando o certificado for revogado ou cancelado por qualquer motivo.

3-Quem poderá utilizar o certificado do meu condomínio?

Em geral, os condomínios, que contam com o trabalho de administradoras, devem passar uma procuração eletrônica. Para fazer a procuração para a administradora é preciso entrar no site do Conectividade Social, logado com o Certificado Digital. É nesse ambiente que se outorga a procuração eletrônica para a Aministradora.

 

ESCRITÓRIO CONTÁBIL:

Com a modernização dos processos e rotinas administrativas, a utilização do ambiente virtual tem se tornado, cada vez mais, popularizada e tem abrangido diversas obrigações que fazem parte do dia a dia do contabilista.

 

A começar pela Escrituração Contábil Fiscal, presente na rotina de toda empresa e escritório de contabilidade, a qual, atualmente, é feita de forma completamente eletrônica e somente pode ser enviada após a assinatura digital, validada com a utilização de um Certificado Digital, conforme explicado anteriormente.

 

Da mesma forma, o preenchimento e emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) requer a utilização de um Certificado Digital válido para que suas informações sejam autenticadas e disponibilizadas para as partes interessadas, através da chave de acesso.

 

O acesso ao ambiente virtual, que garante a utilização dos serviços disponibilizados pela Receita Federal (e-CAC),  também é controlado por certificação digital, assim como o acesso ao SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior, a área de Conectividade Social da Caixa Econômica Federal para envio do FGTS, dentre outros que, a cada dia, passam a integrar a grande lista de serviços realizados de forma virtual e que necessitam de algo que lhes garantam confiabilidade.

 

É indispensável que os profissionais de contabilidade utilizem um sistema que possua configurações atualizadas, a fim de identificar a existência e validade dos certificados digitais contratados pelas empresas, além das pessoas que lidam diretamente com as documentações preenchidas e enviadas no ambiente virtual.

 

É importante frisar a necessidade de que o meio contábil acompanhe a informatização dos processos e estenda aos seus clientes os benefícios da certificação com relação à segurança das informações, quer para a empresa, quer para o Fisco. A Certificação e Assinatura Digital, além de apresentarem formas de agilizar transações eletrônicas, têm a finalidade de torná-las mais seguras.

Na maioria das empresas, quem gerencia a validade e administra o uso do Certificado Digital é o Contador.

São diversas maneiras para gerenciar o Certificado Digital de seus clientes e cada empresa possui uma maneira diferente para a realização.

Diante de todos os fatos relatados, separamos 3 super dicas para administradoras e escritórios de contabilidade gerenciarem os certificados digitais de seus clientes. Quer saber quais são? Clique agora no link http://bit.ly/2biPpg4

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


um + = 6

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>