simples-nacional

CUSTOS MENSAIS E ANUAIS DAS EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL

CUSTOS MENSAIS E ANUAIS DAS EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL

 

O Simples Nacional é uma forma de tributação que unifica e facilita o pagamento dos impostos federais, estaduais e municipais das micro e pequenas empresas brasileiras, trazendo como principal vantagem a diminuição da carga tributária.

 

Uma grande diferença do Simples Nacional para outras formas de tributação é que a empresa que é optante por esse regime não precisa pagar impostos com guias diferentes e datas de vencimento distintas. No caso do Simples, o empresário efetua o pagamento de uma única guia (DAS), dia 20 de cada mês, abrangendo uma série de impostos e contribuições.

 

CUSTOS MENSAIS

  • Documento de Arrecadação do Simples (DAS) – obrigatório se houver o faturamento
  • Contribuição para o INSS – facultativo
  • Contabilidade
  • Aluguel do escritório virtual se a empresa não possuir sede própria.

 

DAS

O enquadramento no Simples Nacional ocorre de acordo com a atividade empresarial (CNAE) desenvolvida. Dentro desse regime existem cinco anexos com faixas que correspondem a uma porcentagem de imposto de acordo com o faturamento.

 

No Regime de Simples Nacional a arrecadação dos tributos são agregados no Documento de Arrecadação do Simples (DAS), com pagamento dia 20 do mês posterior.

 

O do DAS varia de acordo com o faturamento da empresa, mediante aplicação das alíquotas constantes nas Tabelas do Simples Nacional.

 

Importante: Para efeito da determinação da alíquota a ser aplicada, caso a empresa esteja em de início de atividade (antes de completar um ano), o Simples utiliza como Receita Bruta total acumulada, a receita do próprio mês de apuração multiplicada por 12. Como a verificação da Receita Bruta é feita mensalmente, a alíquota pode oscilar até que seja completado um ano.

Após esse período, será observado o somatório do faturamento do período anterior ao mês que estiver sendo calculado, para determinar a faixa e a alíquota a ser aplicada.

 

Por exemplo, quando tiver que calcular o DAS da competência 11/2016, somaremos a Receita Bruta de 11/2015 a 10/2016 para verificar se vamos aplicar a alíquota de 6% ou 8,21% ou outra alíquota da tabela.

 

CLIQUE AQUI E CONHEÇA 6 ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA ADMINISTRADORA PARA CAPTAR CONDOMÍNIOS

 

RETIRADA DE PRÓ-LABORE

 

A contribuição para o INSS é facultativa, mas serve como garantia para a aposentadoria. O valor do desconto é de 11% sobre a retirada do pró-labore*. Geralmente o valor utilizado como contribuição é com base no salário mínimo, mas é possível contribuir com qualquer valor entre o salário mínimo e o teto.

 

* O pró-labore corresponde a remuneração do trabalho realizado por sócio e corresponde ao salário do sócio.

 

CUSTOS ANUAIS

  • TFF – Taxa de Fiscalização de Funcionamento.
  • TVL – Termo de Viabilidade de Localização.
  • IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano. Pago somente se a empresa possuir sede própria.
  • Certificado Digital – Para a utilização da tecnologia é necessário possuir o certificado digital no modelo A1.

 

TFF

A Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) é devida à Prefeitura e seu valor está relacionado com as atividades desenvolvidas pela empresa, variando de acordo com a receita bruta anual.

 

TVL

O Termo de Viabilidade de Localização (TVL), quando não é definitivo, requer a renovação anualmente. A validade do alvará de funcionamento acompanha o TVL, sendo necessário renová-los quando a situação do TVL é provisória e o prazo de validade expira.

 

button-19

 

IPTU

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é devido à Prefeitura e é pago nos casos das empresas que possuem sede própria. Quando a atividade é desenvolvida em escritório virtual, a empresa não terá esse custo.

 

CERTIFICADO DIGITAL

As empresas do regime do Simples Nacional ainda não são obrigadas a terem o Certificado Digital, mas a tendência é que todas as empresas caminhem para a certificação. Para possibilitar a velocidade dos processos, característica inerente à internet, o uso do certificado é imprescindível.

 

FONTE:

http://agilize.jusbrasil.com.br/artigos/153033678/empresa-do-regime-de-simples-nacional-custos-mensais-e-anuais

 

 

Leia Mais

condominio

6 ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA ADMINISTRADORA PARA CAPTAR CONDOMÍNIOS

6 ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE UMA ADMINISTRADORA PARA CAPTAR CONDOMÍNIOS

Virada de ano é sempre um ótimo momento para reflexão sobre o trabalho. É a hora de fazer aquele balanço sobre o ano que passou de modo a avaliar o atingimento das metas, o cumprimento dos objetivos e a mensuração dos resultados. É a hora de planejar tudo de novo para o próximo ano.

Quando o foco de uma Administradora de Condomínios é captar mais clientes em 2017, simplesmente repetir o mesmo processo realizado em 2016 não basta. Afinal, fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes é a definição de insanidade! Assim, mais que apenas contabilizar a quantidade de novos clientes e/ou faturamento necessário, é preciso ter novas estratégias.

Clique aqui e conheça agora 6 estratégias que irão te ajudar!

Leia Mais

contabilidade

10 PASSOS IMPORTANTES PARA CAPTAÇÃO DE CLIENTES DE CONTABILIDADE

10 PASSOS IMPORTANTES PARA CAPTAÇÃO DE CLIENTES DE CONTABILIDADE

Os negócios do segmento de contabilidade demandam muita confiança de seus clientes. Por isso, a captação de clientes deste setor é uma tarefa desafiadora.

Seu escritório de contabilidade vai saber todos os detalhes financeiros de uma empresa e assumir diversas responsabilidades no que tange a respeitar prazos, calcular taxas e impostos, providenciar alvarás e licenças, preencher formulários e interpretar normas e leis da forma correta.

A captação de clientes de contabilidade exige uma atenção redobrada para que sua empresa transpareça a solidez e a confiabilidade necessárias em seus materiais de comunicação e marketing.

Vamos apresentar um passo a passo de como fazer para captar clientes em contabilidade. Quer saber como? Clique aqui e tenha acesso aos 10 PASSOS IMPORTANTES PARA CAPTAÇÃO DE CLIENTES DE CONTABILIDADE que separamos para você!

Leia Mais