Banner Blog

3 DICAS SOBRE COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA GESTÃO DE CERTIFICADOS DIGITAIS PARA CLIENTES DE ADMINISTRADORAS E ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS

ADMINISTRADORAS DE CONDOMÍNIO

Em 2012, a Caixa Econômica Federal decretou ser necessário o uso do Certificado Digital para os condomínios.

A certificação digital é obrigatória e necessária para acessar o canal “Conectividade Social”, da Caixa Econômica Federal.

Sem esse acesso, o síndico não consegue enviar dados, importantíssimos, referentes aos seus funcionários e pode, inclusive, ser penalizado com multas pela Justiça do Trabalho, além do condomínio ficar suscetível a processos trabalhistas.

O Certificado Digital servirá para as Administradoras utilizarem o canal ‘ Conectividade Social’’, da Caixa Econômica Federal. É por ali que trafegam informações sobre FGTS, INSS, RAIS, entre outros.

Listamos abaixo 3 principais e importantes dúvidas:

1-Quem não tem funcionários precisa do Certificado Digital?

Mesmo que seu condomínio não possua funcionários, é necessário investir na Certificação Digital, pois é pelo Canal da Conectividade Social que trafegam dados e informações sobre Imposto de Renda, INSS, RAIS, recibos de pagamentos para autônomos (RPAs), entre outros.

2-Eu já tenho o certificado. Quando é necessário emitir um novo certificado?

É necessária a emissão de um novo certificado sempre que um novo síndico for eleito, expirar o vencimento do certificado e quando o certificado for revogado ou cancelado por qualquer motivo.

3-Quem poderá utilizar o certificado do meu condomínio?

Em geral, os condomínios, que contam com o trabalho de administradoras, devem passar uma procuração eletrônica. Para fazer a procuração para a administradora é preciso entrar no site do Conectividade Social, logado com o Certificado Digital. É nesse ambiente que se outorga a procuração eletrônica para a Aministradora.

 

ESCRITÓRIO CONTÁBIL:

Com a modernização dos processos e rotinas administrativas, a utilização do ambiente virtual tem se tornado, cada vez mais, popularizada e tem abrangido diversas obrigações que fazem parte do dia a dia do contabilista.

 

A começar pela Escrituração Contábil Fiscal, presente na rotina de toda empresa e escritório de contabilidade, a qual, atualmente, é feita de forma completamente eletrônica e somente pode ser enviada após a assinatura digital, validada com a utilização de um Certificado Digital, conforme explicado anteriormente.

 

Da mesma forma, o preenchimento e emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) requer a utilização de um Certificado Digital válido para que suas informações sejam autenticadas e disponibilizadas para as partes interessadas, através da chave de acesso.

 

O acesso ao ambiente virtual, que garante a utilização dos serviços disponibilizados pela Receita Federal (e-CAC),  também é controlado por certificação digital, assim como o acesso ao SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior, a área de Conectividade Social da Caixa Econômica Federal para envio do FGTS, dentre outros que, a cada dia, passam a integrar a grande lista de serviços realizados de forma virtual e que necessitam de algo que lhes garantam confiabilidade.

 

É indispensável que os profissionais de contabilidade utilizem um sistema que possua configurações atualizadas, a fim de identificar a existência e validade dos certificados digitais contratados pelas empresas, além das pessoas que lidam diretamente com as documentações preenchidas e enviadas no ambiente virtual.

 

É importante frisar a necessidade de que o meio contábil acompanhe a informatização dos processos e estenda aos seus clientes os benefícios da certificação com relação à segurança das informações, quer para a empresa, quer para o Fisco. A Certificação e Assinatura Digital, além de apresentarem formas de agilizar transações eletrônicas, têm a finalidade de torná-las mais seguras.

Na maioria das empresas, quem gerencia a validade e administra o uso do Certificado Digital é o Contador.

São diversas maneiras para gerenciar o Certificado Digital de seus clientes e cada empresa possui uma maneira diferente para a realização.

Diante de todos os fatos relatados, separamos 3 super dicas para administradoras e escritórios de contabilidade gerenciarem os certificados digitais de seus clientes. Quer saber quais são? Clique agora no link http://bit.ly/2biPpg4

Leia Mais

certifcicao

CERTIFICAÇÃO DIGITAL | Mudança na Legislação impõe aumento de demanda por serviços de validação de documentos.

Regulamentadas pela primeira vez, no Brasil, há 15 anos, as ASSINATURAS DIGITAIS, com CERTIFICAÇÃO DIGITAL, avançam sustentadas pelas novidades tecnológicas, como o i-token e a regulamentação crescente, que amplia o seu uso compulsório e consolida um mercado que hoje fatura cerca de R$ 1 bilhão, ao ano, no país. “Será cada vez mais frequente a validação de documentos por vias digitais, por exigência dos órgãos responsáveis, públicos e privados, com mais e mais pessoas físicas envolvidas”, afirma Antonio Cangiano, presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD).

FONTE: ANCD | VALOR ECONOMICO

Leia Mais